No dia 18 de maio de 2021, ocorreu no salão principal do Instituto, a segunda Convenção de Inovação Pedagógica 2.0 organizada pela Federação Académica do Porto. O evento trouxe um conjunto de personalidades a refletirem sobre as oportunidades que a pandemia trouxe para a transformação digital do Ensino Superior. No centro desta conferência estavam questões urgentes, que se pretendem colocar em perspetiva a transição para um modelo de ensino assente na utilização de novas tecnologias e também debater se o sistema de ensino em Portugal está a vocacionar-se para a era digital.
Com transmissão ao vivo e presença de público (seguindo as diretrizes da DGS), a conferência teve início as 15h30 com a abertura da Ana Gabriela Cabilhas (Presidente da FAP) e Isabel Braga da Cruz (Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa).
Em seguida o Professor e Investigador da Escola Superior de Educação de Coimbra Marco Bento falou sobre O potencial da tecnologia na missão de ensinar. A Rosário Moreira ,Diretora do Digital MBA da PBS, abordou o tema das Oportunidades da transformação digital na aprendizagem ao longo da vida.
Também foi formada uma mesa redonda mediada pela Joana Branco, do Porto Canal, com a participação de Glória Bastos (Professora no departamento de Ciências da Educação e Ensino a Distância na Universidade Aberta), Carlos Sá
(Chief Marketing Officer Talent SGPS – Individuality Through Education), Rita Serra (Industry Account Executive para a área do Ensino Superior na Microsoft Portugal) e Raquele Aires Barros (Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa). O evento teve o encerramento feito pelo Sebastião Feyo de Azevedo (Reitor da Universidade Portucalense).
Quem tiver interesse, é possível assistir através do canal da FAP no youtube, que você pode acessar clicando aqui.