História
História
O Instituto
Pernambuco - Porto
O Instituto Pernambuco - Porto é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, constituída em 1996 pela Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Prefeitura de Pernambuco, Zeferino Ferreira da Costa e Artur da Silva Valente.
O edifício sede do Instituto Pernambuco – Porto, com 2.300 m2 de área construída, está implantado num terreno com 7.800 m2 na cidade do Porto junto ao Campus 3 da Universidade do Porto. O direito de superfície do terreno foi cedido pela Universidade do Porto, proporcionando ao Instituto condições excelentes e total autonomia.
Um sonho de 24 anos é hoje uma realidade. O Instituto Pernambuco-Porto com novas, amplas e funcionais instalações está em condições de se projetar num novo ciclo da sua vida, oferecendo a comunidade brasileira um espaço de integração, intercâmbio, cooperação e encontro
Pedra Fundamental
O lançamento da primeira pedra do Instituto Pernambuco-Porto ocorreu em 23 de junho de 1994, nas instalações do Círculo Universitário do Porto. Estavam presentes o Dr. Mário Soares, à época Presidente da República de Portugal; o Dr. Marco Antônio Maciel, Vice-Presidente da República do Brasil; o Governador do Estado de Pernambuco, Dr. Joaquim Francisco Cavalcanti; o Secretário de Estado da Educação Superior do Brasil, Prof. Rodolfo Pinto da Luz; o Prefeito da cidade do Recife, Dr. Jarbas Vasconcelos; o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Fernando Gomes; o Reitor da Universidade do Porto, Prof. Dr. Alberto Amaral; o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Dr. Éfrem Maranhão; o Reitor da Universidade de Pernambuco, Prof. Dr. Júlio Fernando Pessoa Correia, vários Reitores de outras Universidades do Brasil, além do Empresário Zeferino Ferreira da Costa (o idealizador e maior impulsionador do Instituto Pernambuco - Porto) e ainda, dos Empresários Artur Valente e Aurélio Valente Tavares, à frente de uma vasta delegação de outras personalidades do mundo empresarial e institucional.
Nos dias anteriores, tinha-se realizado, no mesmo local, o I Encontro CRUB-CRUP. Nunca antes tinha acontecido uma reunião conjunta do Conselho de Reitores das Universidades do Brasil e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Este evento foi possível devido, especialmente, à ação do Professor Dr. Jorge Olímpio Bento, à época Diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e de outras personalidades acalentadoras da criação deste Instituto Pernambuco-Porto, as quais mediaram aproximações e relações entre as Universidades, com especial destaque para a Universidade do Porto, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade do Estado de Pernambuco, a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Os fundadores
As entidades e indivíduos que assinaram a Ata de Fundação do Instituto Pernambuco Porto, em sessão solene, perante o Presidente da República de Portugal, são as seguintes:
• Universidade do Porto (UP) – representada pelo seu Magnífico Reitor, à época, o Prof. Doutor Alberto Amaral.
• Câmara Municipal da cidade do Porto – representada pelo seu Presidente, à época, o Dr. Fernando Gomes.
• Governo do Estado de Pernambuco – representado pelo seu Governador, à época, o Dr. Joaquim Francisco.
• Prefeitura da Cidade do Recife – representado pelo seu Prefeito, à época, o Dr. Jarbas Vasconcelos.
• Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - representada pelo seu Magnífico Reitor, à época, o Prof. Doutor Éfrem Maranhão.
• Universidade de Pernambuco (UPE) - representada pelo seu Magnífico Reitor, à época, o Prof. Doutor Júlio Pessoa.
• Empresário Zeferino Ferreira da Costa – idealizador e coordenador do Projeto
• Empresário Artur Valente e o engenheiro Aurélio Tavares representantes do grupo de empresários – que colaboraram diretamente ao longo dos anos.